Quarta, 18 de Outubro de 2017 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Controlo Interno


..

“Não há forma de medir quantos fracassos pela informação serão evitados e quantos dollars investidos serão poupados devido ao aumento de atenção a um efectivo sistema de controlo interno.” Donald T. Nicolaisen – Chief Accountant SEC, Outubro 2004

.

  • Analisar os diversos sistemas de controlo interno da Organização: aferir acerca do desenho, implementação e operacionalidade dos procedimentos instituídos.
  • Efectuar o levantamento das necessidades e riscos da Organização, inerentes à actividade ou às suas práticas correntes – foco na gestão do risco como forma de transformar riscos em oportunidades de melhoria e avanço.
  • Apoiar a implementação de procedimentos de compliance e auditoria, visando a institucionalização de acções com uma orientação pró-activa considerando a estratégia e o planeamento adoptados.
  • Análise e redesenho de ciclos considerados vitais no funcionamento da Organização e onde a probabilidade da existência de um erro distorça materialmente a informação financeira ou da generalidade dos ciclos existentes na Organização (ciclo da receita, das compras, do pessoal, de tesouraria, etc).