Quinta, 25 de Abril de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Tax News | A&A – “Conta poupança TSU”: Empresas vão ser obrigadas a guardar poupanças

2012.09.12

Por forma a garantir que as empresas irão aplicar as verbas que poupam com a descida da taxa social única (TSU) no investimento e na criação de emprego e não em dividendos aos accionistas, irá ser criada uma conta contabilística para o efeito.

O Governo vai reduzir a TSU em 5,75 pontos percentuais para as empresas. Crê-se que esta medida de desvalorização fiscal tenha um impato positivo na poupança das empresas e que esta mesma seja canalizada para investimento e criação de emprego. Assim, esta poupança originada pela descida da TSU terá que ficar retida numa conta poupança da empresa, devidamente identificada e segredada das restantes.

“Existirá um mecanismo, juntamente com esta medida, que colocará estas poupanças numa conta (…) de forma a ser garantido que estes recursos ficam na empresa e que não são distribuídos aos seus acionistas e proprietários. Haverá um fortíssimo desincentivo a que isso aconteça”, disse Vítor Gaspar em entrevista pública depois de ter anunciado em Lisboa os detalhes sobre a quinta avaliação da `troika` ao programa de ajustamento económico português.