Sexta, 19 de Abril de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

COMPETE recebeu cerca de 500 candidaturas envolvendo mais de 600 milhões um investimento

2012.05.11

As intenções ultrapassaram as expectativas: 600 milhões de investimento em análise.

No balanço dos concursos dos Sistemas de Incentivos (inovação e internacionalização) o COMPETE recebeu cerca de 500 candidaturas envolvendo mais de 600 milhões um investimento.

Apoiar os investimentos empresariais, reforçar a capacidade competitiva das empresa nacionais nos mercados externos, estimular a reorientação do negócio para o exterior, nortearam os concursos dos Sistemas de Incentivos que encerraram no mês de Abril.

O COMPETE, que financia os projectos das médias e grandes empresas localizados nas regiões de convergência, recebeu cerca de 500 candidaturas que agora serão avaliadas considerando os critérios definidos e atendendo às dotações orçamentais disponíveis para cada concurso.

As intenções ultrapassaram as dotações dos concursos, seja nos investimentos na inovação seja em investimentos mais directamente orientados para acções de internacionalização. Relativamente à inovação, 170 empresas pretendem investir cerca de 587 milhões de euros para reforçar a sua capacidade competitiva, num concurso cuja dotação de fundo FEDER (comparticipação comunitária) é de 52 milhões de euros.

No SI Qualificação PME, mais de 200 empresas apostam maioritariamente em estratégias de prospecção de mercados e participação em mercados internacionais , correspondendo a um total de 100 milhões de euros de investimento.

Fonte: www.pofc.qren.pt