Segunda, 6 de Maio de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Empresas Exportadoras testam rede informal de contactos para promover marca Portugal

A notícia, se assim lhe quisermos chamar, foi avançada por Marco Lamas, responsável de exportações da Lacticínios do Paiva, em entrevista ao Diário Económico no passado dia 24 de Abril.

Segundo Marco Lamas, o facto de as mesmas empresas serem presença assídua nos mesmos locais, em feiras e certames internacionais, levou a que os seus responsáveis acabassem por se conhecer, tendo chegado à conclusão de que “a partilha de contactos pode ser uma coisa muito importante”.

Esta rede de contactos informal promoverá, antes de qualquer outra coisa, a marca Portugal, na medida em que ao promover os diversos produtos portugueses, está a promover-se Portugal.

Na prática, afirma Marco Lamas, “direccionamos empresas para os nossos contactos, fornecemos contactos a quem ainda não os tem, etc.. É uma rede informal: somos pequenos e estamos a replicar o que os espanhóis fazem há muitos anos. Um empresário espanhol que descubra um mercado coloca-o logo à disposição dos seus congéneres – mesmo que, depois de aberto esse mercado, seja cada um por si.”

A Lacticínios do Paiva é uma das mais importantes empresas da muito interior região de Lamego e tem em vista o aumento exponencial das suas exportações, marcando já presença – com empresas de distribuição – nos mercados angolano, moçambicano e brasileiro. O responsável pelas exportações da empresa não duvida de que “o governo fez bem em apoiar as exportações”, elogiando fortemente, não só as medidas promovidas pelo Governo, como também a AICEP, que identifica como um importante interface entre as empresas e o Estado.