Tera, 30 de Abril de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

amrconsult com parceria local em Cabo Verde

A amrconsult conta com um novo parceiro local em Cabo Verde. Esta parceria constitui um marco para os clientes amrconsult que ponderem internacionalizar para Cabo Verde, na medida em que permite aos mesmos, por intermédio deste parceiro, agir mais rápida e eficazmente no mercado local, identificando oportunidades de negócio, resolvendo de forma célere questões legais e burocráticas de acesso ao mercado, angariando parceiros de negócio, entre outros aspectos.

Um passado histórico e cultural partilhado, assim como uma língua comum, fazem de Portugal e Cabo Verde países próximos em termos empresariais e transaccionais. Portugal é já, aliás, o principal fornecedor de Cabo Verde, representando cerca de 48,3% do total de importações deste País africano (2009).

Dados relativos ao mesmo período indicam que perto de 70% das exportações nacionais para Cabo Verde foram alcançadas com o contributo de um conjunto de seis categorias de produtos – máquinas e aparelhos, produtos alimentares, minerais e minérios, metais comuns, produtos agrícolas e produtos químicos. Estes produtos, ou mais concretamente os segmentos de negócio a que se destinam, continuam a ser as áreas que mais oportunidades oferecem para as empresas portuguesas.

O Relatório Doing Business 2011, do Banco Mundial, coloca Cabo Verde no grupo de 10 países do mundo que mais reformas fizeram no último ano, com vista a melhorar o ambiente de negócios. Estas reformas tornam o país mais aberto ao investimento estrangeiro, facilitando assim o acesso ao mesmo e a exploração de potenciais oportunidades de negócio identificadas. O crescimento de Cabo Verde, que em 2008 se situou nos 6,8%, sofreu um ligeiro abrandamento com a crise económica global, mas continua sólido e manter-se-á, de acordo com as previsões do FMI; também a inflação voltou a níveis baixos e a divida interna cabo-verdiana continua a diminuir.

Se pretende internacionalizar para Cabo Verde, contacte-nos. Trabalharemos consigo no desenvolvimento e implementação do seu Plano de Internacionalização.