Sexta, 17 de Maio de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Crise pode ser útil para as PME

Daniel Bessa exortou ontem as PME a soltarem as amarras ao território onde se inserem e a apostarem em mais mercados, nomeadamente no estrangeiro. Acredita que podem encontrar grandes oportunidades no meio da crise que aflige o Mundo.

Durante mais um Encontro Millennium bcp, realizado em Vila Real, Daniel Bessa realçou que “quanto mais depressa se libertarem do território, seja do concelho, do distrito ou do país, em princípio, melhor”, justificando que “a margem de opção aumenta e as oportunidades são mais”. Porém, se a opção for circunscrever-se ao seu território “pode não ser muito positiva”.

O director da Escola de Gestão do Porto acredita que o crescimento pode muito bem ser possível sem sair das fronteiras, sobretudo para as pequenas empresas. Para os grandes grupos nacionais poderá ser complicado, “porque o mercado está estagnado”, mas quem tem quotas pequenas “pode crescer”.

Daniel Bessa disse ter conhecimento de alguns exemplos de sucesso. “Não o conseguiram por grandes golpes de produtos trazidos ao mercado, mas por maior agressividade comercial e por ir bater à porta dos clientes dos concorrentes”. E lembrou uma empresa do ramo do vestuário, que não desvendou, mas que “aumentou as suas vendas em Espanha e já está a ter dificuldade de resposta”.

Mais financiamento às PME

Não obstante o optimismo, o antigo ministro da Economia recordou que, além das dificuldades para vender, as Pequenas e Médias Empresas (PME) estão a ser confrontadas com restrições financeiras. Daí que deseje que “o pouco dinheiro que vai ficar disponível para financiamento no sistema bancário português possa ser canalizado para essas empresas”, pois “têm de merecer especial atenção”.

in Jornal de Notícias

Mais notícias aqui