Sexta, 17 de Maio de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Carlos Costa diz que situação da banca nacional é «sólida»

Carlos Costa é o novo Governador do Banco de Portugal. No seu primeiro discurso, feito no dia em que tomou posse, o responsável afirmou que «o sistema financeiro português está sólido» porque «não esteve exposto ao subprime», mas também porque «por iniciativa do Banco de Portugal reforçou a sua base de capitais próprios».

Uma das lições da actual crise internacional é que «a política de estabilidade de preços é fundamental para o crescimento mas não garante, por si só, a estabilidade financeira», acrescentou. Por isso, a banca «não pode ser entregue à auto-regulação das instituições financeiras» e, assim, «é necessário prosseguir e reforçar a supervisão permanente das instituições financeiras para alcançar um conhecimento mais directo e profundo da entidade supervisionada».

Durante o seu discurso, Carlos Costa mostrou-se ainda preocupado com o endividamento da economia portuguesa, afirmando que «é imperioso e urgente demonstrar aos agentes financiadores externos que as trajectórias de endividamento são sustentáveis».

Para reforçar a competitividade da economia nacional, Carlos Costa explicou que é essencial apostar nos bens transaccionáveis, reforçar a poupança interna, aumentar as exportações e reduzir o défice.

in Agência Financeira