Sexta, 19 de Abril de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Sócrates diz que aumento do IVA e IRS “é suficiente” para controlar o défice

O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu ontem à saída do Parlamento que só seriam necessárias medidas adicionais se a meta orçamental não estivesse a ser cumprida.

A recém anunciada subida do IVA, em um ponto percentual, e do IRS, cujas tabelas de retenção que incorporam as novas taxas já estão em vigor, “é suficiente” para cumprir o objectivo orçamental definido. A garantia foi dada, ontem, pelo primeiro-ministro à margem do debate no Parlamento que teve em destaque as políticas económicas e sociais.

A resposta surgiu no final do debate quinzenal, depois do deputado Miguel Macedo do PSD e a deputada do PEV, Heloísa Apolónia, terem interrogado, por duas vezes, o primeiro-ministro sobre se o Governo prevê aumentar novamente os impostos este ano e em 2011. “Em 2011, vai acontecer exactamente o que aconteceu em 2010, o que vai aumentar de impostos é o que aumenta agora a partir Junho”, assegurou.

Em declarações aos jornalistas, Sócrates acabou por esclarecer: “medidas adicionais só seriam necessárias se não estivéssemos a cumprir o objectivo orçamental”. Para o líder do Executivo, o aumento de impostos já anunciado – do IVA em todas as taxas e as novas sobretaxas do IRS de 1% e 1,5% – é suficiente para o objectivo orçamental de 2010 e para o do ano seguinte.

“A verdade é que nós estamos a cumprir esse objectivo orçamental”, sublinhou, já depois de reiterar que o Governo está “confiante e seguro” em relação às propostas que tem apresentado para combater a crise.

in Diário Económico