Sbado, 27 de Abril de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Capital humano enquanto vantagem competitiva

“Previsões sobre os riscos de uma economia mundial insustentável, provocada pelo esgotamento dos recursos naturais”
Economista e professor Messias de Castro

O acelerado ritmo a que vimos delapidando os recursos humanos do planeta, obrigam as Organizações à procura de novos factores de competitividade sustentáveis. A inovação, tendo por base o potencial de geração de ideias contido nas Pessoas, na ausência de recursos naturais diferenciadores ou ainda de factores de produção baratos, tem assim emergido como fonte para um novo paradigma de competitividade sustentável das Organizações. A introdução e desenvolvimento de práticas de gestão do capital humano, capazes de reter e desenvolver talentos e conhecimento, emerge assim como o “ovo de Colombo” a ser descoberto pela maioria das nossas Organizações. Neste ponto, estaremos a colocar o dedo na ferida de, certamente, muitas das Organizações e Empresas do tecido económico português em particular, que diariamente se confrontam com dificuldades de gestão e de decisão, relacionadas, não só apenas, com as suas limitações económico-financeiras-produtivas, mas com a sua incapacidade em definir, associar e implementar uma política de desenvolvimento de Pessoas, global e integrada na sua estratégia e missão.

Há um novo enfoque nas práticas de gestão do capital humano. Nunca o termo “capital humano” foi tão debatido como nos dias de hoje. Reconhecemos que temos que ser bastante diferenciadores …  De que forma? Adoptando práticas e/ou abordagens centradas na gestão de competências – é essencial, para o total sucesso de desempenho de uma Empresa, conhecer as suas necessidades de capacitação, os processos chave e suas actividades, os seus requisitos de execução, e a sua orientação estratégica de negócio, para identificar o perfil de competências humanas chave adequadas às exigências actuais e necessidades futuras. Mas, complementarmente, assegurar o conhecimento, do perfil dos seus Colaboradores, que permita garantir o “lugar certo para o desenvolvimento da pessoa“, sendo-lhes reconhecido protagonismo e com capacidade e saberes únicos, e não apenas, a colocação “da pessoa certa no lugar certo”.

estrutura-organizacional1

Estando nós conscientes de que a única forma de criar vantagem competitiva sustentada, é fomentar e despertar nas Pessoas, o valor humano (através de uma adequada gestão de competências e do saber, com sentido de preocupação constante sobre os seus desempenhos individuais, percebendo o quanto é importante estarem alinhados com a cultura, valores e os objectivos da Organização). Ou seja, são as Empresas que terão de lutar pela sua sustentabilidade, como já referimos, de facto são elas que possuem o recurso mais valioso para a sua diferenciação e vantagem competitiva através dos seus activos intangíveis.

Da Proficiência à Competência

O sucesso ou insucesso das Empresas, passa em grande medida pela forma como elas gerem os seus recursos internos. A amrconsult disponibiliza ao mercado soluções e/ou abordagens de Gestão que satisfazem as várias necessidades dos seus stakeholders. Ou seja, oferecemos um conjunto de Soluções/Sistemas de Gestão que ajudam as Empresas a promover o desenvolvimento, a eficiência e a qualidade organizacional – podemos contribuir para o seu sucesso – com a implementação do Sistema de Gestão de RH segundo a Norma NP 4427 como factor potenciador.

Com a sua implementação, permite “uma boa gestão de todo este processo e garantir que o propósito de atrair, manter e desenvolver pessoas será cumprido e que o grau de satisfação e de motivação de todos os que mantêm laços laborais com a organização será o desejado”.

gestao-desenvolvimento

in gestão.org 5_maio’10