Segunda, 20 de Maio de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Saiba como o Governo vai cortar 13,5 mil milhões ao défice do Estado

Para conseguir reduzir o défice para 2,8% até ao final de 2013, como prometeu a Bruxelas, o Governo pretende avançar com medidas de austeridade que nos próximos três anos permitirão poupar aos cofres públicos o equivalente a 8,25% do PIB, o que significa mais de 13,5 mil milhões de euros. Veja aqui como o Governo espera repartir o esforço de consolidação orçamental.

Quando somadas, a redução de deduções e de benefícios fiscais, o congelamento das prestações sociais e os travões postos às despesas com os funcionários públicos explicam o essencial da redução da “factura” do Estado. Mas a redução do investimento público acaba por ser a fatia mais grossa.

E, afinal, a nova taxa de 45% sobre os rendimentos de singulares superiores a 150 mil euros poderá não ser tão simbólica quanto se pressuponha. Nos cálculos do Executivo, que integram também os efeitos do alargamento da base contributiva, esta medida extraordinária permitirá nos próximos três anos um encaixe superior a 1,3 mil milhões de euros, mais avultado do que as poupanças de 1,2 mil milhões que se esperam obter dos novos limites às deduções à colecta e benefícios fiscais.

Poderá ver, num quadro disponível na página do Negócios online, como o Governo espera repartir o esforço de consolidação orçamental.

in Negócios online