Quinta, 9 de Maio de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Nove milhões para internacionalização

De acordo com um comunicado da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), o calçado vai reforçar, este ano, o investimento na internacionalização das suas empresas. No próximo ano, o sector participará em mais de 80 acções promocionais no exterior, numa iniciativa da APICCAPS que contará com o apoio do Programa Compete e traduzirá um investimento global de nove milhões de euros.

No total, prevê-se que mais de 140 empresas da fileira do calçado participem neste programa de promoção à escala internacional. Trata-se do terceiro ano consecutivo em que o investimento do sector de calçado em promoção comercial externa aumenta. Desde o início de 2008 até final de 2010, o sector investe 24 milhões de euros na promoção comercial externa.

O sector investirá no reforço da presença em feiras e exposições de plataforma mundial como são os casos das feiras MICAM e Riva del Garda (ambas em Itália) e GDS (na Alemanha), em feiras de forte expressão regional em Espanha e Escandinávia, e de nicho, na Alemanha, França, Espanha e Reino Unido.

O destaque recairá, no entanto, numa aposta sem precedentes em mercados com elevado potencial de crescimento para as empresas portuguesas como Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, EUA, Grécia, Japão, Polónia e Rússia.

Complementarmente, está a ser desenvolvida uma campanha de imagem do sector no plano internacional, que passa pela afirmação de uma indústria jovem, moderna e voltada para o futuro, que alia a tradição às tecnologias de ponta, o “saber-fazer” ao melhor design de sempre.

O sector do calçado é o que mais positivamente contribui para a balança comercial portuguesa. Nos primeiros 10 meses de 2009, exportou 1.078 milhões de euros de calçado, importando no mesmo período 403 milhões. Significa que o sector contribuiu com um saldo líquido de 675 milhões de euros para a balança comercial portuguesa.

in Jornal LABOR