Tera, 7 de Maio de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

Sistema financeiro em debate hoje na terra dos bancos

Em Davos, o plano de Obama e a regulação dos sistemas financeiros serão notas dominantes. Mais de 2.500 líderes e banqueiros debatem a economia.

Não deverá haver sítio melhor no Mundo para discutir as mudanças na banca do que na terra dos bancos. A partir de hoje, líderes mundiais e banqueiros juntam-se em Davos, na Suíça, onde decorre a 40º edição do forúm económico mundial.

O encontro, que será oficialmente aberto pelo presidente francês Nicolas Sarkozy e que conta com 2.500 participantes, tem como ponto forte em agenda o que sobra da crise financeira: a necessidade de mudar o modelo de regulação do sector, o reforço da responsabilidade da banca perante a sociedade.

A discussão não poderia surgir em melhor altura. O presidente dos EUA, Barack Obram, que não estará presente, acaba de apresentar um plano para reaver o dinheiro que o Estado colocou no capital dos bancos americanos. Foi desta forma que Obama colocou a questão.
A administração Obama pretende limitar as actividades de “proprietary trading”, ou seja, a comercialização de acções, obrigações e outros instrumentos financeiros a favor da carteira do banco. O que está a ser visto como uma das maiores, senão mesmo a maior alteração regulatória ao sistema financeiro.

Também em Portugal a mensagem de que os bancos têm de contribuir para a resolução da crise tem feito escola. E no Orçamento do Estado para este ano, o Executivo vai mesmo introduzir uma taxa de 50% a aplicar aos prémios dos banqueiros.

in Diário Económico