Segunda, 20 de Maio de 2024 Adrego & Associados – Consultores de Gestão

CIP quer alterar novo código contributivo

Novas regras devem ser «reapreciadas»Para a Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) algumas matérias do Código Contributivo devem ser reapreciadas e só depois a nova legislação deve entrar em vigor.
«A situação das empresas aconselha ponderação e bom-senso e por isso defendemos que alguns aspectos do Código Contributivo devem ser reapreciados e só depois é que este deve entrar em vigor» disse esta terça-feira o vice-presidente da CIP, António Saraiva, à saída de uma reunião com a ministra do Trabalho, Helena André.

O Código Contributivo, que resultou de um acordo tripartido estabelecido em concertação social, vai entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2010, embora as normas relativas à adequação da taxa social única ao tipo de vínculo laboral só entrem em vigor em Janeiro de 2011.

Novas empresas são solução para salvar empregos

Já quanto ao aumento da taxa de desemprego, fixa nos 9,8 por cento, de acordo com dados divulgados pelo INE relativos ao terceiro trimestre do ano, a CIP deu uma solução: criar mais emprego com «melhores ou novas empresas».

«Só é possível aumentar o emprego com melhores empresas ou novas empresas e todos devemos contribuir para isso», disse António Saraiva, citado pela Lusa.

in Agência Financeira